Compreendendo e enfrentando as fontes de ansiedade entre os profissionais de saúde durante a pandemia do COVID-19

Tradução e resumo do artigo “Compreendendo e enfrentando as fontes de ansiedade entre os profissionais de saúde durante a pandemia do COVID-19”.

O foco primário dos esforços de apoio deveriam se concentrar em descobrir as preocupações dos profissionais de saúde, em vez de ensinar abordagens genéricas para redução do estresse ou resiliência.

A melhor maneira de entender o que mais os preocupam é perguntando. (…)

Através de sessões com grupos dos profissionais de saúde foram exploradas 3 preocupações chave:

O que mais preocupa os profissionais de saúde.

Que informações e posturas eles precisavam de seus líderes.

Que outros tipos de suporte eles acreditam que os ajudariam.

Essas discussões consistentemente centraram em 8 fontes de ansiedade:

(1) acesso a equipamento de proteção individual adequado.

(2) ser expostos a COVID-19 no trabalho e levar a infecção pra casa.

(3) não ter acesso rápido aos testes, se desenvolver sintomas COVID-19 e medo concomitante de propagação da infecção no trabalho.

(4) incerteza de que a organização apoiará/cuidará de suas necessidades pessoais e familiares se desenvolverem infecção.

(5) indisponibilidade de creche/cuidador para seus filhos durante sua carga horária extra e fechamento de escolas.

(6) apoio a outras necessidades pessoais e familiares conforme demanda e aumento de horas de trabalho (alimentação, hidratação, hospedagem, transporte).

(7) estar capacitado caso seja transferido para um novo setor.

(8) falta de acesso a informações e comunicados atualizados. Embora essas fontes de ansiedade possam não afetar todos, podem enfraquecer a confiança em si mesmos e na prestação de cuidados de saúde exatamente quando sua capacidade de manter a calma e tranquilizar o público é mais necessária.

Reconhecer as fontes de ansiedade permite que os líderes e Organizações de assistência à saúde desenvolvam abordagens direcionadas para lidar com essas preocupações e fornecer apoio específico à sua força de trabalho em saúde.

As 8 preocupações podem ser organizadas em 5 solicitações dos
profissionais de saúde à sua Organização:

OUÇA-ME
PROTEJA-ME
PREPARE-ME
APOIE-ME
CUIDE-ME

Solicitações dos profissionais de saúde para suas
Organizações durante a pandemia da doença do
Coronavírus-2019

SOLICITAÇÃO: Ouça-me

PRINCIPAL DESEJO: Ouvir e agir conforme a perspectiva dos especialistas e a experiência da linha de frente. Compreender e acolher suas preocupações, à medida que a organização e líderes são capazes.

PREOCUPAÇÕES: Incerteza se os líderes reconhecem as preocupações urgentes da linha de frente e se a expertise dos profissionais do controle de infecção, cuidados intensivos, medicina de urgência e saúde mental está sendo propriamente aproveitada para ações específicas na organização.

COMPONENTE CHAVE DE RESPOSTA: Incerteza se os líderes reconhecem as preocupações urgentes da linha de frente e se a expertise dos profissionais do controle de infecção, cuidados intensivos, medicina de urgência e saúde mental está sendo propriamente aproveitada para ações específicas na organização.

SOLICITAÇÃO: Proteja-me

PRINCIPAL DESEJO: Reduzir o risco de contaminação do profissional de saúde e-ou contaminar sua família

PREOCUPAÇÕES: Acesso a equipamento de proteção individual apropriado.

Contaminar seus familiares.

Não ter acesso rápido ao teste se necessário.

COMPONENTE CHAVE DE RESPOSTA: Prover equipamento de proteção individual adequado. Em caso de sintomas oferecer assistência e testes.

Orientações e recursos para para evitar levar a infecção para casa e acomodação para profissionais de saúde de alto risco devido sua idade ou condições de saúde.

SOLICITAÇÃO: Prepare-me

PRINCIPAL DESEJO: Prover treinamento e acompanhamento que permita prestar uma assistência de alta qualidade.

PREOCUPAÇÕES: Não ser capaz de prestar uma assistência adequada se transferido para uma nova área.

Rápidas mudanças na informação que criam desafios de comunicação.

COMPONENTE CHAVE DE RESPOSTA: Prover treinamento de conhecimento básico e essencial e acesso aos especialistas.

Compreender que é um novo desafio para todos.

Confiança mútua.

O profissional não deve tomar decisões difíceis sozinho, deve pedir ajuda quando precisar.

SOLICITAÇÃO: Apoie-me

PRINCIPAL DESEJO: Forneça apoio que reconheça as limitações do ser humano com sobrecarga de trabalho, incertezas e intensa exposição a pacientes graves.

PREOCUPAÇÕES: Não ter onde deixar os filhos (creches e escolas fechadas)

COMPONENTE CHAVE DE RESPOSTA: Prover suporte as necessidades físicas dos profissionais: refeições saudáveis, hidratação durante o trabalho.

Alojamento para quem não mora perto do Hospital e logo irá retornar ao plantão. Transporte para quem não profissionais privados de sono. Atender outras solicitações. E prover solução para o cuidado de seus filhos.

Prover apoio psicológico e emocional, incluindo primeiros cuidados psicológicos. Tópicos devem incluir lidando com ansiedade e insônia, prática do auto-cuidado, apoio mútuo e apoio ao sofrimento moral.

Prover apoio individual para aqueles com grande sofrimento.

SOLICITAÇÃO: Cuide-me

PRINCIPAL DESEJO: Prover suporte holístico para o indivíduo e sua família caso ele precisa ficar de quarentena.

PREOCUPAÇÕES: Incerteza se a Instituição irá prover suporte e cuidados ao profissional e sua família se ocorrer a contaminação.

COMPONENTE CHAVE DE RESPOSTA: Providenciar hospedagem para profissionais que ficarão separados de sua família.

Oferecer suporte tangível (comida, cuidados aos filhos) e emocional.

E manter a remuneração durante a quarentena.

****************************************************************************************************************************************************************************

Profissionais de saúde apreciam líderes que visitam as unidades hospitalares com pacientes COVID-19.

Eles não esperam que os líderes tenham todas as respostas, mas precisamos saber que pessoas capazes estão trabalhando para resolver rapidamente os problemas.

Os líderes devem perguntar aos membros da equipe

“O que você precisa?”

e fazer todos os esforços para resolver essas necessidades.

Os profissionais de saúde não esperam que o líder seja capaz de fornecer tudo o que é solicitado, mas ser perguntado e escutado e ter suas solicitações reconhecidas é estimado.

Profissionais de saúde também desejam ter certeza de que sua voz e experiência fazem parte da conversa à medida que as organizações desenvolvem seus planos emergenciais de preparação para responder à pandemia.

(...)

A importância de expressões de gratidão simples e genuínas pelo comprometimento dos profissionais de saúde e sua disposição colocar-se em perigo não pode ser subestimado.

Uma solicitação final de técnicos de saúde, mesmo que apenas implicitamente reconhecido, é “honre-me”.

A genuína expressão de gratidão é poderosa.

Homenageia e, portanto, poderia servir para reforçar a compaixão dos profissionais da saúde que arriscam suas vidas para ajudar os pacientes infectados com esta doença mortal.

Fortalecendo essa compaixão ajuda-os a superar angústia e medo e prover cuidado sob estas difíceis circunstancias clínicas.

Bruna Malagoli Martino

Bruna Malagoli Martino

Fundadora do Instituto Ishikawa. Consultora em Gestão da Qualidade e Acreditação.