Curso Gestão de Riscos

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  • Quais Ferramentas da Qualidade minha empresa / equipe precisa?
  • Mais um treinamento na empresa? Para que?
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  • Gestão de Riscos

    Este treinamento apresenta a metodologia completa de Gestão de Riscos (GR), já que essa metodologia se destaca como ideal para atender os requisitos básicos de diversos modelos de Certificação.

    Sua aplicação promove resultados notáveis se integrarmos corretamente as Ferramentas da Qualidade (FQs).

    A GR, quando conduzida de forma apropriada, é composta por etapas ordenadas, nas quais diversas FQs oferecem suporte e direcionamento.

    Etapas da Gestão de Riscos

    Identificar os perigos e riscos

    Implantar ações preventivas

    Definir Mitigação de Danos

    Notificação de falhas

    Análise de causas

    Acompanhamento de efetividade das barreiras

    Se o entendimento das FQs não for promovido, enfrentamos a resistência comum a qualquer mudança organizacional: falta de adesão.

    Isso ocorre porque os profissionais interpretarão as FQs como mais uma tarefa, em vez de estratégias de suporte à decisão e à adoção de melhores práticas.

    Nosso método de ensino combina teoria e prática para promover entendimento e retenção dos conceitos. Um conceito devidamente assimilado é facilmente aplicado no ambiente de trabalho e compartilhado com os colegas.

  • CONTEÚDO DO CURSO GESTÃO DE RISCOS

    Objetivo: Apresentar a metodologia completa de gerenciamento de riscos e o papel das ferramentas para otimizar sua implementação.

    Programa:

    • Gestão da Qualidade: Contextualização
    • Metodologia de Acreditação Nacional
    • Mapeamento de Atividades com uso do 5W2H
    • Mapeamento de riscos baseado na metodologia FMEA
    • Mensuração da gravidade e probabilidade dos riscos para priorização das ações
    • Modelos de Planejamentos e Projetos para implementar as ações preventivas e de mitigação de danos
    • Sistema de Notificação de eventos
    • Ferramentas da Análise de Causa Raiz dos eventos baseadas no protocolo de Londres
    • Indicadores para acompanhamento da adesão e gestão de desempenho

    Metodologia: utilizamos uma abordagem integrada que promove o desenvolvimento do conhecimento, habilidade e atitude dos participantes.

    O aprendizado é reforçado com conceitos sólidos e traduzidos à realidade operacional dos participantes. A apresentação da teoria é complementada com atividades práticas individuais ou em grupos para facilitar a absorção do conteúdo.

    Disponibilizamos modelos, formulários e ferramentas prontos para serem utilizados ou adaptados no ambiente de trabalho.

    O comprometimento da equipe se desenvolve pelo momento de compartilhar experiências, desafios e soluções no ambiente familiar da própria organização.

  • COORDENADORA DOS CURSOS – Bruna Malagoli Martino

    Bruna Malagoli

    Especialista em Gestão da Qualidade pelo Einstein, atua nessa área desde 2007, já vivenciou todos os ângulos da Qualidade: avaliadora da ONA, gestora da Qualidade e agora Consultora líder e Fundadora do Instituto Ishikawa.

    Seu método de ensino é intensamente fundamentado pela prática, garantindo aplicabilidade mesmo em ambientes virtuais.

    Intensamente empenhada em transformar a percepção e o conhecimento dos participantes, incorporando técnicas de engajamento para despertar o interesse na compreensão do conteúdo e incentivar a adesão aos objetivos do treinamento.

  • QUAIS FERRAMENTAS DA QUALIDADE MINHA EMPRESA/EQUIPE PRECISA?

    As Ferramentas da Qualidade são técnicas utilizadas para reestruturar, identificar, analisar e gerenciar processos e problemas relacionados à qualidade.

    Principais Ferramentas da Qualidade e o objetivo de sua aplicação

    OBJETIVO FERRAMENTAS DA QUALIDADE
    Reestruturação macroprocesso, cadeia de valor, SIPOC, POP
    Identificação de fragilidades SWOT, mapa de risco, matriz de riscos, auditoria interna, checklist, relatório, diagrama de espaguete, notificação de eventos, Benchmarking
    Análise de problemas Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, 5 porquês
    Planejamento e solução de problemas plano de ação, 5S, POP, 5W2H, DMAIC, Lean, Kanban, gestão visual, Poka Yoke, nivelamento de trabalho, GUT, contrato cliente-fornecedor
    Acompanhamento de melhorias PDCA/PDSA, indicadores, coleta de dados, análise comparativa, auditoria interna

    A equipe alcançará resultados inovadores quando souber combinar um entendimento profundo das Ferramentas de Qualidade com uma execução eficiente.

    Indicamos especialistas que sejam capazes de compreender as necessidades e expectativas da Instituição e indicar as ferramentas apropriadas.

  • MAIS UM TREINAMENTO NA EMPRESA? PARA QUE?

    Treinamentos precisam atender objetivos e gerar melhorias

    Ao subestimar um plano de treinamento as empresas se expõem ao risco de não atingir a transformação proposta, seja em conhecimento, habilidades ou na participação de todos os colaboradores necessários. Infelizmente, isso ocorre com frequência.

    70% dos colaboradores relatam que não dominam as competências necessárias para o desempenho do seu trabalho
    *https://hbr.org/2019/10/where-companies-go-wrong-with-learning-and-development

    Se você está questionando a necessidade de mais um treinamento, considere os seguintes aspectos que podem ajudar na decisão:

    • A Instituição já definiu o padrão das Ferramentas da Qualidade (FQs), mas observa-se que são aplicadas de maneira incorreta ou são negligenciadas.
    • A Instituição está considerando a adoção de novas FQs e precisa garantir que haverá adesão desde o início.

    Quantas vezes o gestor solicitou contratação de funcionário novo, mas nunca apresentou um relatório de retrabalhos e nivelamento de equipe?

    Quantas vezes o mesmo problema já se repetiu até atingir a o cliente e nenhuma análise de causa raiz foi feita?

    Quantas vezes gastamos mais do que planejado para resolver um problema que ninguém identificou a gravidade?

    A dificuldade em aplicar as FQs é um obstáculo compreensível, considerando que existem mais de 50 tipos!

    Essa variedade pode gerar confusão e sobrecarga de informação, transformando-as em um obstáculo em vez de um aliado.

    Pelo contrário, as FQs devem ser integradas como práticas naturais e intuitivas para a equipe, garantindo sua efetividade.

    Treinamentos proporcionam comprometimento da equipe

    Para transformar um colaborador comum em alguém comprometido é necessário garantir recursos necessários para que ele possa alcançar um desempenho exemplar.

    Um colaborador comprometido está alinhado com os objetivos, missão e valores da organização. Estão dedicados a alcançar resultados, independentemente das condições de trabalho.

    Além disso, o compartilhar experiências, desafios e soluções no ambiente familiar da própria organização cria uma cultura de apoio mútuo. Além de fortalecer as habilidades individuais.

    O que acontece se treinarmos nossos colaboradores e eles forem embora?

    E o que acontece se não os treinarmos e eles ficarem?