Curso Ferramentas da Qualidade para Acreditação Hospitalar

  • Curso Ferramentas da Qualidade para Acreditação hospitalar
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  • Quais Ferramentas da Qualidade minha empresa / equipe precisa?
  • Mais um treinamento na empresa? Para que?
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  • Ferramentas da qualidade para acreditação hospitalar

    Este treinamento proporciona uma imersão nas exigências da Acreditação, explorando a variedade de Ferramentas da Qualidade (FQs) necessárias para alcançar e manter os padrões requisitados.

    Cada nível do programa de Acreditação introduz diversas FQs, sendo que a maioria é desconhecida pelos colaboradores.

    70% dos colaboradores relatam que não dominam as competências necessárias para o desempenho do seu trabalho
    *https://hbr.org/2019/10/where-companies-go-wrong-with-learning-and-development

    A verdade é que muitos profissionais da Saúde, inclusive gestores, não estão suficientemente preparados para aplicar os conceitos de Gestão da Qualidade.

    Um equívoco comum é acreditar que apenas o gestor precisa ter esse conhecimento. Quanto maior o número de pessoas que compreendem os fundamentos da Qualidade, mais rápida e eficaz será a transformação. Cada um com sua responsabilidade, mas todos trabalhando na mesma direção.

    Ao iniciar novas estratégias, a responsabilidade da Alta Direção é assegurar que todos estejam preparados. Proporcionar conhecimento é uma forma de diminuir a insegurança dos colaboradores envolvidos, dissipando, assim, a resistência natural que surge diante de mudanças.

    Nosso treinamento marcará o início de uma transformação significativa na empresa.

  • Conteúdo do curso ferramentas da qualidade

    Objetivo:Formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas certas para implantar e manter o processo de Acreditação.

    Programa:

    • Metodologia de Acreditação: principais conceitos envolvidos
    • Análise SWOT para planejamento estratégico
    • Plano de Ação e acompanhamento das melhorias
    • FMEA para mapear os riscos e priorizar as ações
    • Como criar checklists e conduzir uma auditoria interna
    • Ferramentas de análise de causa raiz: Brainstorming, Ishikawa e "5 porquês"
    • Sistema documental: fluxograma, manual de normas e rotinas, POPs, políticas e protocolos
    • SIPOC (interação entre cliente e fornecedor)
    • Mapeamento de Processos (5W2H)
    • Gestão por Indicadores
    • Ciclos PDCA para garantir que as metodologias alcancem o objetivo proposto

    Metodologia: utilizamos uma abordagem integrada que promove o desenvolvimento do conhecimento, habilidade e atitude dos participantes.

    O aprendizado é reforçado com conceitos sólidos e traduzidos à realidade operacional dos participantes. A apresentação da teoria é complementada com atividades práticas individuais ou em grupos para facilitar a absorção do conteúdo.

    Disponibilizamos modelos, formulários e ferramentas prontos para serem utilizados ou adaptados no ambiente de trabalho.

  • Quais ferramentas da qualidade minha empresa / equipe precisa?

    As Ferramentas da Qualidade são técnicas utilizadas para reestruturar, identificar, analisar e gerenciar processos e problemas relacionados à qualidade.

    Principais Ferramentas da Qualidade e o objetivo de sua aplicação

    OBJETIVO FERRAMENTAS DA QUALIDADE
    Reestruturação macroprocesso, cadeia de valor, SIPOC, POP
    Identificação de fragilidades SWOT, mapa de risco, matriz de riscos, auditoria interna, checklist, relatório, diagrama de espaguete, notificação de eventos, Benchmarking
    Análise de problemas Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, 5 porquês
    Planejamento e solução de problemas plano de ação, 5S, POP, 5W2H, DMAIC, Lean, Kanban, gestão visual, Poka Yoke, nivelamento de trabalho, GUT, contrato cliente-fornecedor
    Acompanhamento de melhorias PDCA/PDSA, indicadores, coleta de dados, análise comparativa, auditoria interna

    A equipe alcançará resultados inovadores quando souber combinar um entendimento profundo das Ferramentas de Qualidade com uma execução eficiente.

    Indicamos especialistas que sejam capazes de compreender as necessidades e expectativas da Instituição e indicar as ferramentas apropriadas.

  • COORDENADORA DOS CURSOS – Bruna Malagoli Martino

    Bruna Malagoli

    Especialista em Gestão da Qualidade pelo Einstein, atua nessa área desde 2007, já vivenciou todos os ângulos da Qualidade: avaliadora da ONA, gestora da Qualidade e agora Consultora líder e Fundadora do Instituto Ishikawa.

    Seu método de ensino é intensamente fundamentado pela prática, garantindo aplicabilidade mesmo em ambientes virtuais.

    Intensamente empenhada em transformar a percepção e o conhecimento dos participantes, incorporando técnicas de engajamento para despertar o interesse na compreensão do conteúdo e incentivar a adesão aos objetivos do treinamento.

  • MAIS UM TREINAMENTO NA EMPRESA? PARA QUE?

    Treinamentos precisam atender objetivos e gerar melhorias

    Ao subestimar um plano de treinamento as empresas se expõem ao risco de não atingir a transformação proposta, seja em conhecimento, habilidades ou na participação de todos os colaboradores necessários. Infelizmente, isso ocorre com frequência.

    70% dos colaboradores relatam que não dominam as competências necessárias para o desempenho do seu trabalho

    Se você está questionando a necessidade de mais um treinamento, considere os seguintes aspectos que podem ajudar na decisão:
    *https://hbr.org/2019/10/where-companies-go-wrong-with-learning-and-development

    • A Instituição já definiu o padrão das Ferramentas da Qualidade (FQs), mas observa-se que são aplicadas de maneira incorreta ou são negligenciadas.
    • A Instituição está considerando a adoção de novas FQs e precisa garantir que haverá adesão desde o início.

    Quantas vezes o gestor solicitou contratação de funcionário novo, mas nunca apresentou um relatório de retrabalhos e nivelamento de equipe?

    Quantas vezes o mesmo problema já se repetiu até atingir a o cliente e nenhuma análise de causa raiz foi feita?

    Quantas vezes gastamos mais do que planejado para resolver um problema que ninguém identificou a gravidade?

    A dificuldade em aplicar as FQs é um obstáculo compreensível, considerando que existem mais de 50 tipos!

    Essa variedade pode gerar confusão e sobrecarga de informação, transformando-as em um obstáculo em vez de um aliado.

    Pelo contrário, as FQs devem ser integradas como práticas naturais e intuitivas para a equipe, garantindo sua efetividade.

    Treinamentos proporcionam comprometimento da equipe

    Para transformar um colaborador comum em alguém comprometido é necessário garantir recursos necessários para que ele possa alcançar um desempenho exemplar.

    Um colaborador comprometido está alinhado com os objetivos, missão e valores da organização. Estão dedicados a alcançar resultados, independentemente das condições de trabalho.

    Além disso, o compartilhar experiências, desafios e soluções no ambiente familiar da própria organização cria uma cultura de apoio mútuo. Além de fortalecer as habilidades individuais.

    O que acontece se treinarmos nossos colaboradores e eles forem embora?

    E o que acontece se não os treinarmos e eles ficarem?